Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A saúde mental e imagem corporal da mulher e as relações com o uso das mídias sociais

Autor:

Carla Valéria Pereira

Orientador:

Gabrielly de Andrade França

Titulação do Orientador:

Mestra

Curso:

Psicologia

Tipo de Trabalho:

Artigo

Assunto:

Saúde da mulher / Mídia social / Imagem corporal

Ano de Defesa:

2024

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

-------

Linha de Pesquisa:

Ciencias da Saúde

Resumo:

Introdução: O aumento do uso de mídias sociais vem se tornando cada vez mais evidente, se espalhando por cada vez mais espaços e influenciando cada vez mais pessoas. As influências e impactos do uso de mídias sociais na saúde mental e imagem corporal de mulheres é um tema de crescente relevância, pois cada vez mais os impactos podem ser vistos como negativos e preocupantes. Objetivos: Este artigo buscou apresentar uma revisão sistemática sobre a imagem corporal e saúde mental das mulheres e a relação com o uso de mídias sociais. Método: As bases de dados utilizadas foram: PubMed, BvSaúde e CAPES. Os critérios de inclusão foram artigos completos de estudo empírico, publicados nos periódicos on-line que relacionassem as variáveis pesquisadas e que abrangessem o público feminino, sem critério temporal de publicação, em idioma português ou inglês. Resultados: No total, foram encontrados 33 artigos, dos quais, oito foram selecionados para análise, após seleção criteriosa. Análise e Discussão: Os artigos foram avaliados em seu conteúdo e proposta de pesquisa de acordo com os objetivos deste estudo. Conclusão: A partir das análises realizadas, pode-se inferir que os impactos do uso das mídias sociais são variáveis de acordo com a forma de uso e o conteúdo consumido. Entretanto, a maioria dos conteúdos disponíveis para consumo elevam a idealização dos padrões de corpo e beleza, com foco exclusivo na aparência, o que faz com que a comparação social, idealização, objetificação e sexualização dos corpos se faça mais presente. Afetando assim direta e negativamente a autopercepção corporal, autoestima, humor e principalmente a relação com a prática de exercícios físicos e dietas.

Palavras-Chave PT-BR:

Saúde da mulher / Mídia social / Imagem corporal