Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
A adolescente e a noção do eu pela abordagem centrada na pessoa

Autor:
Giovana Aparecida Santos de Paula

Orientador:
Antônio Ângelo Favero Coppe

Titulação do Orientador:
Mestre

Curso:
Psicologia

Tipo de Trabalho:
Artigo

Assunto:
ACP / Noção do eu / Adolescência / Feminino / Interseccionalidade.

Ano de Defesa:
2024

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
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Linha de Pesquisa:
Ciencias da Saúde

Resumo:
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar e refletir a respeito da formação da noção do eu, conceito teórico da Abordagem Centrada na Pessoa, que se refere ao modo com que o indivíduo se percebe, em suas características, atributos, qualidade e defeitos, capacidades e limites, valores e relações que o descrevem e que percebe como parte de sua identidade, na fase da adolescência, em especial nas mulheres, visto a carga cultural, bem como aspectos locais eespecíficos, usando também do conceito de interseccionalidade, que relaciona- se aos variados segmentos que podem influenciar um determinado grupo. O objetivo do trabalho é a de compreender e investigar como a noção do eu é formada na adolescência, focada no publico feminino. Compreende-se que a adolescência é um período de desenvolvimento que envolve intensas mudanças físicas, cognitivas e psicossociais, que variam de acordo com o contexto social,cultural e econômico que se desenvolve. Este trabalho se justifica na busca de elucidar como é realizado e influenciado o reconhecimento de si mesma pela adolescente, a partir do prisma da ACP. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica fundamentada na Abordagem Centrada na Pessoa proposta por Carl Rogers, juntamente à conceituação da adolescência e à noção do feminino,entrepassadas na interseccionalidade. Os resultados deste trabalho indicam a importância de entender a reconstrução dos conceitos acerca da adolescência, para que englobem a diversidade das adolescências encontradas. Ademais,observou-se que a noção do eu, sofre influencias no cotidiano através dacultura, da economia, do social; ou seja; a interseccionalidade transpõe-se na construção e no desenvolvimento da noção do eu da adolescente. Assim, através da ACP, compreende-se que, fenomenologicamente, deve-se ver o indivíduo em sua singularidade e unicidade.

Palavras-Chave PT-BR:
ACP / Noção do eu / Adolescência / Feminino / Interseccionalidade.