Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A(s) invisibilidade(s) da violência contra a mulher: de bruxa à histérica
Autor:
Isabelly Barros Eiras Tavares
Orientador:
Viviane Vianna de Andrade Fagundes.
Titulação do Orientador:
Mestra
Curso:
Psicologia
Tipo de Trabalho:
Artigo
Assunto:
Violência / Mulher / Inquisição / Loucura / Histeria. II. A(s) Invisibilidade (s) da Violência contra a Mulher: de bruxa à histérica.
Ano de Defesa:
2024
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
-------
Linha de Pesquisa:
Ciencias da Saúde
Resumo:
O presente trabalho desenvolveu reflexões a respeito da violência contra a mulher e suas invisibilidades na sociedade. Apesar de ser um tema presente em muitos outros os momentos no decorrer da história, delimitou-se o período da Inquisição, visto que foi um marco da violência e ódio pelas mulheres, para se realizar o paralelo com o discurso da loucura e histeria, onde as mulheres eram internadas e excluídas da sociedade pelas práticas que levavam ao isolamento da loucura. Por meio de um levantamento bibliográfico, foram analisadas as interfaces entre os discursos diante as concepções e práticas acerca da bruxaria e da histeria e como esses discursos e estereótipos ecoam nos dias atuais. Pela extensão dos discursos, abarcou-se temas centrais, identificando a prevalência em mulheres, a descredibilidade de suas falas, as questões sobre sexualidade e sedução, o espetáculo realizado sobre seu sofrimento, discutindo sobre a necessidade de inventar essas condições como forma de controle e inferiorização das mulheres. Observou-se em todas as obras analisadas, bem como em notícias e filmes como esses conceitos ainda são aplicados, mesmo que de forma disfarçada, e como essas representações contribuem para a manutenção do sistema patriarcal misógino e criminoso, bem como a responsabilidade social e pública sobre esses casos que se mantém silenciados e naturalizados, mesmo quando a violência se apresenta de forma escancarada.
Palavras-Chave PT-BR:
Violência / Mulher / Inquisição / Loucura / Histeria. II. A(s) Invisibilidade (s) da Violência contra a Mulher: de bruxa à histérica.