Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
O brincar e o desenvolvimento infantil a luz da abordagem centrada na pessoa
Autor:
Ana Clara Rufino de Castro; Paloma Duarte de Sousa Costa
Orientador:
Antônio Ângelo Favero Coppe
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Psicologia
Tipo de Trabalho:
Artigo
Assunto:
Psicologia / Desenvolvimento Infantil / Brincar / Abordagem Centrada na Pessoa.
Ano de Defesa:
2024
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Educação, conhecimento e sociedade
Linha de Pesquisa:
Ciencias da Saúde
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil sob a ótica da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). A pesquisa é motivada pela importância de valorizar as brincadeiras livres como ferramentas essenciais para o progresso das crianças, especialmente diante da observação de uma diminuição no envolvimento delas nesse tipo de atividade. Além disso, o estudo busca compreender os efeitos do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil, destacando os princípios fundamentais da ACP. O trabalho está estruturado nos seguintes capítulos para uma abordagem abrangente do tema: O primeiro capítulo introduz o brincar e o desenvolvimento infantil, apresentando a intersecção entre ambos. O segundo capítulo discute os recursos tecnológicos no universo do brincar e o impacto do uso excessivo desses dispositivos sobre o desenvolvimento infantil. O terceiro capítulo explora a ACP, traçando a trajetória de Carl Rogers e introduzindo a ludoterapia, com base na teoria de Virginia Axline. O quarto capítulo aplica a abordagem centrada na pessoa ao contexto do brincar e do desenvolvimento infantil. O quinto capítulo ilustra a aplicação prática da ACP no contexto do brincar e seu impacto no desenvolvimento infantil. Por fim, as considerações finais sintetizam as descobertas da pesquisa e ressaltam a importância de promover o brincar livre como uma estratégia crucial para o desenvolvimento infantil, especialmente em um contexto contemporâneo cada vez mais influenciado pela tecnologia.
Palavras-Chave PT-BR:
Psicologia / Desenvolvimento Infantil / Brincar / Abordagem Centrada na Pessoa.