Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Caderno de Resumos: I Congresso Internacional de Educação e Saúde,
Autor:
Salles, Atílio Catosso
Orientador:
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Titulação do Orientador:
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Curso:
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Tipo de Trabalho:
E-book
Assunto:
Congresso de Internacional / Educação / Pesquisas / Saúde / Produção cientifica
Ano de Defesa:
2023
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Ciências da saúde
Linha de Pesquisa:
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Resumo:
Este artigo traz algumas problematizações acerca da experiência da implementação do Novo Ensino Médio em Minas Gerais. Conceitos hoje em voga nos recentes documentos norteadores do Ensino Médio brasileiro, como juventudes e protagonismo, presentes tanto na Base Nacional Comum Curricular, como também nos recém-publicados currículos estaduais, apresentam uma potência discursiva que não tem se refletido na prática educacional. O Novo Ensino Médio traz consigo a necessidade de maior integração entre os próprios professores e estes com seus alunos por meio de novas metodologias de ensino, novas formas de avaliação, novas maneiras e arranjos para a ressignificação desta etapa importante na solidificação de conhecimentos, na formação humana e cidadã dos estudantes, pressionados que estão pelas exigências e urgências da vida adulta que se aproxima. A partir da análise das ofertas dos componentes curriculares eletivos nas escolas da rede pública mineira, evidencia-se que a pretendida flexibilidade, pluralidade e protagonismo na escolha dos estudantes estão ancoradas na qualificação dos professores, na sua bibliografia, no seu preparo, na sua experiência e na sua formação. O artigo reforça a necessidade de formações significativas para os professores, tendo em vista que estes também estão em constante busca de sentido em suas práticas cotidianas. Compreendemos que os professores são atores principais, não coadjuvantes, na implementação das mudanças do Novo Ensino Médio, portanto, agentes centrais na relação e na compreensão das juventudes que se apresentam nas salas de aula. Digite aqui o resumo de sua pesquisa
Palavras-Chave PT-BR:
Congresso de Internacional / Educação / Pesquisas / Saúde / Produção cientifica