Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Engenheiro-professor, professor-engenheiro: que formação é essa?

Autor:

Larissa Pereira

Orientador:

Joelma Pereira de Faria Nogueira

Titulação do Orientador:

Dra.

Curso:

Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade

Tipo de Trabalho:

Dissertação

Assunto:

Docente Engenheiro / Formação Contínua / Formação Pedagógica / Normativas

Ano de Defesa:

2023

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Educação Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:

Ensino, Linguagem e Formação Humana

Resumo:

Esta pesquisa, “Engenheiro-Professor, Professor-Engenheiro: Que Formação é essa?”, orientase pelo seguinte questionamento: Como as condições normativas prescritas contemplam a formação do engenheiro-professor/professor-engenheiro? Dessa forma, este trabalho tem por objetivo discutir as lacunas na formação docente do engenheiro civil e compreender a relação entre a formação técnica, prática e crítica para chegar a formação reflexiva. Para tanto, tomamos como corpus de pesquisa e análise as seguintes normativas: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia no Brasil, Conselho Nacional de Educação, Capes, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação, Projeto pedagógico e Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS. Nesse sentido, a pesquisa se justifica pela importância de uma formação direcionada para a prática pedagógica dos docentes de engenharia, uma vez que a lacuna na formação pedagógica no currículo dos docentesengenheiros pode causar dificuldade em lidar com problemas de aprendizagem dos discentes e, até mesmo, na construção do conhecimento de forma eficiente. Foi utilizado o método de revisão bibliográfica, a partir de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, a qual é descrita por Richardson (1999) como sendo uma análise mais profunda em relação ao fenômeno estudado, buscando compreender comportamentos. O referencial teórico está orientado pelas reflexões sobre docência universitária de Nóvoa, Schon, Gómez (1995), Pimenta e Anastasiou (2002), Larrosa (1994), Thomé, Braga e Lameira (2021), entre outros. Além de Rocha, Karwoski e Carvalho (2021), Cóssio (2018), Masetto (2015), dentre outros, sobre o ensino de Engenharia. Diante das demandas da sociedade moderna e da necessidade de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, cabe ao corpo docente buscar a formação pedagógica, compreendendo a importância da formação contínua, no que toca as questões didáticopedagógicas. Buscou-se discutir a legislação sobre a formação de professores para engenheiros a partir de pesquisas realizadas na área, as quais apontam para a valorização das práticas de pesquisa como instrumento da/na formação docente e consideram a pedagogia universitária importante para avançar na prática. Além disso, complementa-se que a formação pedagógica interdisciplinar só é alcançada a partir de um estudo direcionado à didática e às práticas de/em sala de aula, o que, na maioria das vezes, não é oferecido nos cursos de bacharelado.

Palávras-Chave PT-BR:

Docente Engenheiro / Formação Contínua / Formação Pedagógica / Normativas