Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Potencialidades e limites das avaliações em larga escala: resgatando um olhar para a educação especial

Autor:

Frida Leao Moura Brito

Orientador:

Cássio José de Oliveira Silva

Titulação do Orientador:

Dr.

Curso:

Mestrado em educação, conhecimento e sociedade

Tipo de Trabalho:

Dissertação

Assunto:

Avaliação em larga escala / Educação especial / Educação inclusiva

Ano de Defesa:

2023

Biblioteca:

Digital

Área de Concentração:

Políticas Públicas e Gestão.

Linha de Pesquisa:

Políticas Públicas e Gestão.

Resumo:

BRITO, F. L. M. Potencialidades e limites das avaliações em larga escala: resgatando um olhar para a educação especial. 2023. 73f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, Universidade Vale do Sapucaí, Pouso Alegre - MG. Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir de uma revisão de literatura, o estado da arte sobre a relação entre avaliação em larga escala e educação inclusiva no Brasil nas últimas décadas. À luz do que prevê o direito a uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens, tal como estabelece a Constituição Federal de 1988 (CF/88), a Lei n° 9.396/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96) – e o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014-2024, as avaliações em larga escala podem incluir ou excluir as crianças e jovens com necessidades especiais de uma suposta vitrine diagnóstica da situação educacional no país. Nesse contexto, surgem diversas implicações para a promoção da educação inclusiva integrada ao ensino regular, além dos desafios inerentes à garantia de uma educação de qualidade. Para lançar luz sobre essa questão, recorremos a uma pesquisa bibliográfica, considerando o recorte histórico correspondente ao período de janeiro de 2000 a junho de 2022, por meio dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico. A conclusão do estudo evidenciou que, apesar dos significativos progressos na legislação ao longo dos anos, a educação especial ainda ocupa uma preocupação marginal nas avaliações em larga escala vigentes no país. Algumas proposições inovadoras sobre o tema, porém, já aparecem na literatura e poderiam favorecer modos alternativos de avaliação educacional, como o modelo de Avaliação Institucional Participativa (AIP), que pode contemplar as particularidades dos estudantes deficientes e possibilitar uma educação inclusiva e de qualidade.

Palávras-Chave PT-BR:

Avaliação em larga escala / Educação especial / Educação inclusiva