Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Correlação entre ansiedade e a escolha profissional em Estudantes do terceiro ano do ensino médio regular público e do Ensino médio técnico particular.
Autor:
Ana késia Helena job de Souza silva; Tatiane de Fátima Rosa Rangel
Orientador:
Eliane Sousa de Oliveira Fernandes.
Titulação do Orientador:
Mestra
Curso:
Psicologia
Tipo de Trabalho:
Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto:
Adolescência / Ansiedade / Ensino Médio / Escolha Profissional.
Ano de Defesa:
2023
Biblioteca:
Digítal
Área de Concentração:
Ciências da Saúde
Linha de Pesquisa:
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Resumo:
A ansiedade é uma reação normal e inerente aos seres humanos, caracterizada pela preocupação e desconforto diante de uma situação desconhecida. Somado a isto, a escolha de uma profissão está habitualmente relacionada com a adolescência, entretanto, este momento pode ser desafiador em qualquer época da vida. Apesar disso, a ansiedade tende a se intensificar durante a juventude, uma vez que os adolescentes enfrentam transformações próprias da idade e ainda precisam lidar com a pressão da sociedade para tomar uma decisão rápida e obter sucesso. Nesse sentido, nem sempre esta escolha é fácil, pois são inúmeras as ocupações existentes, dificultando assim, a escolha de uma profissão que atenda às expectativas e interesses pessoais. Diante dessa perspectiva, o objetivo deste estudo é fazer uma correlação entre a ansiedade e a escolha profissional em estudantes do 3°ano do ensino médio regular público e do ensino médio técnico particular. Para tanto, trata-se de uma pesquisa exploratória tendo como metodologia uma pesquisa de campo quantitativa descritiva. Utilizando-se de um questionário fechado, com a participação de 49 alunos, sendo 19 alunos do ensino médio técnico particular e 30 alunos do ensino médio regular público. E após a coleta de dados, as informações foram compactadas utilizando dois instrumentos de análise para comparar os resultados entre grupos e também correlacionar as variáveis. Portanto, com o desenvolver da pesquisa concluiu-se que, não houve diferença significativa nos níveis de ansiedade entre os grupos, entretanto, ao escolher uma profissão os alunos grupo técnico sentem-se mais ansiosos quando comparados ao grupo regular. Nesse sentido, pode inferir que a instituição de ensino pode contribuir para esta decisão, através do contato com as áreas pretendidas e prestando o acolhimento necessário.
Palavras-Chave PT-BR:
Adolescência / Ansiedade / Ensino Médio / Escolha Profissional.