Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Uso das ferramentas tecnológicas no ensino remoto em períodopandêmico da covid-19: estão os professores preparados?
Autor:
Laís Coutinho de Souza
Orientador:
Ronaldo Júlio Baganha
Titulação do Orientador:
Dr.
Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.
Tipo de Trabalho:
Dissertação
Assunto:
Tecnologia / Educação / Ensino emergente.
Ano de Defesa:
2022
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.
Resumo:
Em Março do ano de 2020, o Ministério do Estado e da educação (MEC) autorizouoficialmente em sua portaria nº 343, a substituição das aulas presenciais por aulasremotas (online) por meio do uso de recursos tecnológicos e digitais enquanto durara pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), visto que na Lei nº 9.394, de 20 dedezembro de 1996, incisos I e II, e também o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 dedezembro de 2017 autoriza, de forma excepcional, a alteração das disciplinas decunho presencial por meios tecnológicos caso necessário. A necessidade do uso derecursos tecnológicos e a necessidade das aulas remotas, possivelmente surpreendeu muitos professores. Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar as dificuldades, os desafios e os conhecimentos dos professores do ensino fundamental I e II e médio na utilização de ferramentas tecnológicas de ensinodurante a pandemia pelo novo COVID-19. Participaram da pesquisa 88 professores, de escolas públicas e privadas, que atuam com a utilização de recursos tecnológicospara continuidade das aulas durante a pandemia pelo novo COVID-19. Os professores responderam a um questionário com questões relacionadas a sua formação, área de atuação, conhecimento prévio sobre plataformas digitais utilizadas nas aulas remotas, se se tiveram treinamento prévio para utilização dos recursostecnológicos e se estavam preparados para as aulas remotas. Os resultados indicaram de maneira geral que os professores não receberam treinamento préviopara ministrar as aulas remotas, que não estavam familiarizados com os recursostecnológicos, que não estavam preparados para as aulas remotas, e que a falta departicipação dos alunos incomoda muito. Conclui-se com o presente estudo que uma grande maioria dos professores não conheciam as principais plataformas digitaisutilizadas no Brasil, não receberam treinamento prévio para o trabalho remoto, nãose sentiam preparados para o trabalho remoto e acreditam que o ensino presencial émais eficiente que o remoto, por tanto, entende-se que se faz necessário acompanhar o corpo docente bem como uma formação continuada para todo os docentes sesintam aptos a exercer seu papel educacional.
Palavras-Chave PT-BR:
Tecnologia / Educação / Ensino emergente.