Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Análise bioética do ensino de musica no Brasil e seu impacto na sociedade
Autor:
Silva, Alanna Pires
Orientador:
Profa. Dra. Camila Claudiano Quina Pereira
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Bioética
Tipo de Trabalho:
Análise bioética do ensino de musica no Brasil e seu impacto na sociedade
Assunto:
Música Indústria cultural Bioética Educação Tese - Mestrado Mestrado em Bioética
Ano de Defesa:
2021
Biblioteca:
Unidade Central
Área de Concentração:
Mestrado em Bioética
Linha de Pesquisa:
Bioética, Ethos e Meio Ambiente
Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de refletir a respeito da importância do ensino da música nas escolas em uma perspectiva bioética. Música é uma manifestação artística presente em todas as sociedades, que resulta da combinação de sons e ritmos que seguem padrões pré-determinados e variáveis. É inegável sua relevância na formação cultural dos indivíduos, pois, uma vez que a música é capaz de despertar sensações e sentimentos, influência suas percepções, crenças e atitudes, constituindo elemento importante de sua identidade. Não diferente de outras modalidades artísticas, a música tornou-se também um bem de consumo, ocorrendo sua distribuição em massa pela indústria cultural conforme seus próprios padrões. Com a reconfiguração da indústria pelo surgimento de novas mídias em formato digital e de novos meios de divulgação, o consumidor tem mais possibilidades de escolhas musicais, e os artistas também tem maior facilidade para divulgar seus trabalhos, mas sua grande influência ainda persiste. Para analisar as questões, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a música, a indústria cultural, a bioética e o ensino de música no Brasil, utilizando o referencial teórico da Bioética da Intervenção, concluindo-se pela necessidade de avanços e reformulações quanto à inclusão da música no currículo escolar.
Palavras-Chave PT-BR:
Música, Indústria cultural, Bioética, Educação
Palavras-Chave EN:
Music, Cultural industry, Bioethics, Education