Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Tecnologias digitais de informação e comunicação na formação profissional: uma análise de normativas e currículos do ensino superior nos cursos de administração
Autor:
José Ronildo Lopes Soares
Orientador:
Cássio José de Oliveira Silva.
Titulação do Orientador:
Dr.
Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.
Tipo de Trabalho:
Dissertação
Assunto:
Formação profissiona / TDIC / Currículo / Competências / Inovação.
Ano de Defesa:
2022
Biblioteca:
Digital
Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.
Resumo:
Este estudo teve por objetivo investigar e compreender a presença ou não de conteúdos relacionados à integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação profissional, em cursos de graduação em Administração, considerando o desenvolvimento de competências no perfil do egresso deste curso. Fundamentada em Gimeno Sacristán (2000), metodologicamente trata-se de uma pesquisa documental de normativas relacionadas à educação e de orientações curriculares para o curso de graduação em Administração. Constatou-se que conteúdos relacionados às TDIC ainda são incipientes tanto nas normativas analisadas como nas Diretrizes Curriculares Nacionais para esse curso, admitidas como um currículo prescrito. No entanto, conteúdos relacionados às TDIC articulados às competências previstas na formação do administrador permeiam todo o Projeto Pedagógico desse curso, considerado neste estudo como o currículo apresentado aos professores. Não obstante, compreende-se que essa integração das TDIC na formação profissional do administrador implica ir além dos currículos. Sugere-se a adequação das práticas educativas, o currículo em ação, de maneira que possam privilegiar conteúdos contextualizados ao mundo tecnológico e à inovação e o desenvolvimento das competências tecnológicas desse profissional diante da imprevisibilidade em ambientes organizacionais e empresariais, em razão das constantes transformações da sociedade em rede.
Palavras-Chave PT-BR:
Formação profissiona / TDIC / Currículo / Competências / Inovação.