Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Percepções de professores sobre a TPACK no Ensino Superior
Autor:
Oliveira, André Luiz Martins de
Orientador:
Prof.ª Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges UNIVÁS
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Percepções de professores sobre a TPACK no Ensino Superior
Assunto:
TPACK. Ensino Superior. TDIC. Formação Continuada de Professores.
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e Ensino
Resumo:
Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de professores bacharéis sobre a base de conhecimento docente, em específico, abordando como utilizam a TPACK, compreendida neste estudo por teoria do Conhecimento de Conteúdo, Pedagógico e Tecnológico, para ministrar aulas no curso Sistemas de Informação em uma universidade do sul de Minas Gerais. Como fundamento teórico teve por base Mishra e Koehler (2006), Kenski (2015), Soares e Cunha (2010), dentre outros. Como metodologia, nesta pesquisa qualitativa e exploratória foram utilizados dois questionários para a coleta de dados, um referente ao perfil dos pesquisados e o outro relativo às suas percepções sobre a utilização de tecnologias em sua atuação como docente no ensino superior. Foi realizada uma oficina com apresentação da teoria TPACK, momento no qual os professores participantes elaboraram uma proposta de intervenção para uma dificuldade de aprendizagem observada em suas aulas. Eles também concederam uma entrevista sobre suas percepções da TPACK e as aulas. Foi efetivada ainda uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para esse Curso, do Projeto Pedagógico desse Curso e dos Planos de Ensino dos professores participantes. Os dados foram analisados com base em Bardin (2011) e à luz da teoria estudada. Pode-se perceber que alguns professores, mesmo não possuindo conhecimento da TPACK, já estabeleciam relação entre os conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico. Outros professores mostraram resquícios de resistência à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem, apresentando no planejamento de intervenção, aspectos de aulas tradicionais, em que o professor faz apresentações expositivas, como um detentor do saber e o aluno tem papel passivo. Vale ainda salientar que outros professores reconheceram a importância da integração desses conhecimentos e sentiram necessidade de aprimoramento do conhecimento pedagógico para a atuação no ensino superior, visto que possuem uma formação em bacharelado, não direcionada para a docência. Em suma, uma das contribuições para a inovação da educação pode ser as instituições de Ensino Superior fornecerem ferramental tecnológico para a atuação dos docentes e apoiá-los para que realizem continuamente a formação para os usos desses recursos, integrando os conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico, conforme a TPACK
Palavras-Chave PT-BR:
TPACK. Ensino Superior. TDIC. Formação Continuada de Professores.
Palavras-Chave EN:
TPACK. Higher education. TDIC. Continuing Teacher Training