Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Avaliação da aprendizagem na educação superior: um enfoque no conceito de desempenho do estudante

Autor:
PAIVA, Eliéser Castro e.

Orientador:
Prof.ª Orientadora: Dra. Neide Pena Cária

Titulação do Orientador:
Mestre

Curso:
Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:
Avaliação da aprendizagem na educação superior: um enfoque no conceito de desempenho do estudante

Assunto:
Avaliação da aprendizagem. ENADE. Educação supeiror. Qualidade de ensino.

Ano de Defesa:
2018

Biblioteca:
Unidade Fátima

Área de Concentração:
Educação

Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:
Esta dissertação de Mestrado em Educação tomou como objeto de estudo o tema avaliação de aprendizagem no ensino superior, com foco no conceito de desempenho do estudante, adotado pela política de avaliação do Brasil, via ENADE e SINAES. O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente e ao Grupo de Pesquisa GPEG, cadastrado no CNPq. Tem-se como objetivo central analisar a perspectiva de aprendizagem, voltada para o desenvolvimento de competências, que norteia o processo de avaliação de desempenho do estudante da educação superior e suas relações com as perspectivas de avaliação propostas na LDB nº 9394/1996, no Plano nacional de Educação (PNE 2014-2024) e na Lei n.º 10.861/2004 que institucionalizou o ENADE, juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES). O SINAES é formado por três componentes principais: a) a avaliação das instituições; b) avaliação dos cursos; c) avaliação do desempenho dos estudantes. São questionados os aspectos teóricos e conceituais que aproximam ou distanciam, teórica e conceitualmente, as expressões “avaliação da aprendizagem” e “avaliação de desempenho” e são exploradas nos atos legais as relações entre os significados dos termos “aprendizagem”, “desempenho” e “competências”. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa documental e uma pesquisa bibliográfica sobre o tema avaliação, buscando compreender as mudanças que ocorreram nos modelos de avaliação, tendo em vista as finalidades da educação superior no contexto que se delineou após a década de 1990 e, principalmente, após a publicação da LDB em vigor. A política de avaliação é um tema que vem conquistando grande espaço na área educacional e no campo da pesquisa, sendo reconhecida a sua função social, política e educacional. O ENADE é um importante instrumento de avaliação do desempenho nacional dos estudantes, com relação aos conteúdos programáticos, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; fornece indicadores de qualidade quanto ao nível de competências desenvolvidas nos cursos e pode auxiliar o professor a identificar o nível de aprendizagem do aluno, via resultado de seu desempenho nas diversas modalidades de avaliação. É possível perceber uma relação implícita entre a avaliação do desempenho dos estudantes e o processo pedagógico realizado pelos cursos no sentido de haver atualmente uma preocupação mais intensa com o desenvolvimento de competências dos estudantes do ensino superior. Isso equivale a um indicador da influência positiva que a política de avaliação, institucionalizada no Brasil, desde 2004, pode exercer sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de ensino na formação dos profissionais que ingressam no mercado. Este presente estudo não desconsidera os inúmeros questionamentos não favoráveis ao processo de avaliação pelo seu caráter regulatório. Porém, no contexto governamental, como política de avaliação institucionalizada, o ENADE se firma como um dos importantes elementos balizadores importante, que atua de forma integrada no que se refere à qualidade e relevância dos cursos de graduação.

Palavras-Chave PT-BR:
Avaliação da aprendizagem. ENADE. Educação supeiror. Qualidade de ensino.

Palavras-Chave EN:
Evaluation of learning. ENADE. Education supeiror. Teaching quality.