Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
COMER JUNTO: SENTIDOS DE FELICIDADE NA PROPAGANDA DE CONSUMO EM FAMÍLIA Pouso Alegre, MG, 2017
Autor:
Carneiro, Liliane de Almeida.
Orientador:
Profa. Dra. Joelma de Faria Pouso Alegre, MG, 2017
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
COMER JUNTO: SENTIDOS DE FELICIDADE NA PROPAGANDA DE CONSUMO EM FAMÍLIA Pouso Alegre, MG, 2017
Assunto:
1. Discurso. 2. Consumo. 3. Felicidade. 4. Coca-Cola. I. Título.
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Ao produzir efeitos de sentidos, a propaganda se torna campo de construção e propagação de discursos. A proposta desta pesquisa é trilhar, à luz da Análise do Discurso de orientação francesa, a partir dos estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, um caminho para compreender os sentidos de felicidade produzidos por meio do discurso da propaganda da Coca-Cola, mais especificamente da campanha “Comer junto alimenta a felicidade” – que, segundo a marca, tem como objetivo valorizar as refeições compartilhadas. Pretendeu-se observar quais formações discursivas atravessam e permeiam os discursos que abordam a temática felicidade, levando em consideração as condições de produção e as formações ideológicas em que se inserem. Para tanto, vamos analisar como as textualidades são produzidas e como elas estão representadas na publicidade; enfim, vamos entender, como os textos, nas formas de enunciado (linguagens verbal e não verbal), produzem os sentidos e como se materializam no discurso publicitário nos quais percebemos um trabalho de associação entre o produto, família e felicidade. Para alcançar esses objetivos, buscaremos evidenciar quais formações discursivas são atualizadas pela campanha da Coca-Cola a fim de produzirem efeitos de identificação com o espectador na chamada sociedade de consumo. Identificações essas que se dão através de gestos de interpretações possíveis e que a campanha busca tendenciar ao significar felicidade e família de um dado modo que não outro.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Discurso. 2. Consumo. 3. Felicidade. 4. Coca-Cola. I. Título.
Palavras-Chave EN:
Happiness, Family, Propagating discourses, Discourse Analysis.