Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
NEGROS NO ENSINO SUPERIOR: AÇÕES AFIRMATIVAS E A VISÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROUNI EM UMA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS GERAIS
Autor:
SANTOS FILHO, Otávio José dos
Orientador:
RODRIGUES, Dr.ª Fabiana de Cássia
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
NEGROS NO ENSINO SUPERIOR: AÇÕES AFIRMATIVAS E A VISÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROUNI EM UMA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS GERAIS
Assunto:
Negros; Democracia racial; Escravo; História; Preconceito;
Ano de Defesa:
2016
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e Ensino
Resumo:
O presente trabalho, desenvolvido na linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente” do Mestrado em educação da Univás, tem por objetivo conhecer e analisar a trajetória de estudantes negros que foram beneficiados pela política de cotas do ProUni, em uma faculdade no sul de Minas Gerais. A pesquisa objetiva ainda investigar os impactos dessa política na vida dos estudantes cotistas. Pretende-se também conhecer e analisar a trajetória desses estudantes, buscando compreender como vivenciam e qual o significado da sua participação na política de cota e, mais especificamente, a relação desses cotistas com o preconceito racial, antes e durante a vida acadêmica na universidade. A proposta metodológica configura-se de cunho qualitativo e tem na entrevista seu principal recurso metodológico. A política de cotas para negros no Ensino Superior se insere no contexto das ações afirmativas no Brasil e visa amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. Alguns estudos têm apontado as complexidades no processo de implementação dessa política, indicando que mais do que apenas possibilitar o acesso dos estudantes negros no ensino superior, faz-se necessário pensar nos modos de garantir sua permanência (Fonseca, 2007; Santos, 2007; DAFLON, FERES JUNIOR e CAMPOS, 2012). Considerando este contexto, ao refletir sobre a trajetória de vida dos alunos cotistas, algumas questões emergem: Qual foi a trajetória desses estudantes até chegarem à universidade? Sofreram preconceito? Como vivenciam o fato de serem beneficiados pelas cotas? Possuem dificuldades para se manter na universidade?
Palavras-Chave PT-BR:
Ações Afirmativas, Desigualdade Racial, ProUni, Ensino Superior, Políticas de Cotas
Palavras-Chave EN:
Affirmative actions, Racial Democracy, , ProUni, Higher Education, Quotas Policies, , University