Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
LÍNGUA MATERNA, LÍNGUA NACIONAL E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO
Autor:
SOUZA, Cláudia Maria Vasconcelos Novaes de
Orientador:
Profa. Dra. Maria Onice Payer
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
LÍNGUA MATERNA, LÍNGUA NACIONAL E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO
Assunto:
. Língua materna . Língua nacional . Identificação . Alfabetização . Estranhamentos
Ano de Defesa:
2010
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
O estudo “Língua Materna, Língua Nacional e Processos de Identificação na Alfabetização” se propõe, a partir da Análise do Discurso, observar os processos de identificação da criança-aprendiz com a língua portuguesa, na alfabetização. Através de análises de um conjunto de materiais de linguagem de professores e de crianças em alfabetização coletados em escolas de Pouso Alegre, MG, estudamos certos modos de relação das crianças, bem como de seus professores, com a língua portuguesa. Nesse processo, consideramos as materialidades discursivas e as dimensões de língua materna e de língua nacional. Mais especificamente, foram analisados enunciados com as manifestações verbais das crianças e dos professores alfabetizadores sobre certos estranhamentos seus quanto às materialidades da língua escrita (nacional); assim como certos efeitos do processo histórico de formação da língua nacional brasileira sobre a relação entre criança, professor, língua e ensino. E, consequentemente, nas identificações que ocorrem na inscrição das crianças na língua (escrita). Observa-se como a língua materna dos aprendizes é convocada e interfere nesse processo. Para o sujeito professor, tal relação aparece nos modos como ele media, organizando e desenvolvendo o processo na alfabetização e, na perspectiva da criança-aprendiz, ela aparece em certos modos peculiares de resistência, na identificação com a materialidade da língua e na inscrição na escrita. A pesquisa realizada indica a importância de considerar essas várias materialidades e dimensões da língua, e a relação do sujeito com elas, na mediação do processo educativo na alfabetização. Tal compreensão pode proporcionar que se privilegiem processos menos tensos entre os sujeitos aprendizes, professores e a língua, para a inscrição das crianças na língua nacional, na alfabetização.
Palavras-Chave PT-BR:
Língua materna, Língua nacional, Identificação, Alfabetização, Estranhamentos.
Palavras-Chave EN:
Mother Language, National Language, Identification, Literating, Strangeness.