Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
O PODER DA SUGESTÃO EM ALGUNS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Autor:
BELATO, Naiara Alexsandra Lessa Meneses
Orientador:
Profa. Dra. Mírian dos Santos
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
O PODER DA SUGESTÃO EM ALGUNS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Assunto:
. Semiótica . Gramática especulativa . Sugestão . Publicidade
Ano de Defesa:
2013
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Análise de discurso
Resumo:
Esta pesquisa situa-se no universo da linguagem publicitária que utiliza de estratégias próprias na produção do sentido. Envolvendo recursos de sugestão, sedução e persuasão, os anúncios publicitários têm por finalidade fisgar o receptor levando à compra de determinado produto anunciado. O sentido da linguagem publicitária fica longe da denotação, pois ele opera com camadas subjacentes de sentido que atravessam sutilmente as relações entre texto e imagem. Essas camadas são criadas muito mais por meio de sugestão do que enunciados explícitos. Isso posto, este trabalho tem como objetivo averiguar o poder da sugestão nas peças publicitárias que trabalham com a personagem dos contos infantis, a Branca de Neve, em diferentes anúncios de diferentes produtos. Para fazer essa investigação, utilizamos alguns conceitos da Semiótica de Charles Sanders Peirce, principalmente da gramática especulativa e nos detivemos no método semiótico de análise que consiste em contemplar, discriminar e generalizar. Centramo-nos na primeira categoria estabelecida por Peirce, sem nos esquecermos de que o primeiro prescinde de um segundo e um segundo prescinde de um terceiro, bem como a sugestão, a sedução e a persuasão se baseiam nas categorias peirceanas. As categorias não são estanques, da mesma forma como não são a sugestão, a sedução e a persuasão.
Palavras-Chave PT-BR:
Semiótica, Gramática especulativa, Sugestão, Publicidade.
Palavras-Chave EN:
Semiotics, Speculative Grammar, Suggestion, Advertisement.