Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
OS MODOS DE (SE) DIZER SUJEITO-APRENDIZ: PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE POUSO ALEGRE – MG. UNIVERSIDADE
Autor:
LARAIA, Marilda de Castro
Orientador:
Profa. Dra. Andrea Silva Domingues
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
OS MODOS DE (SE) DIZER SUJEITO-APRENDIZ: PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE POUSO ALEGRE – MG. UNIVERSIDADE
Assunto:
. Ideologia . Memória discursiva . Educação
Ano de Defesa:
2013
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
A pesquisa intitulada ―Os modos de (se) dizer sujeito-aprendiz: Processos de identificação na Educação de Jovens e Adultos de Pouso Alegre - MG‖ teve como objetivo entender as diferentes formações discursivas na prática pedagógica do Ensino da EJA ( Educação de Jovens e Adultos) na cidade de Pouso Alegre, perceber as diferentes memórias e sentidos que estas possuem na construção do processo de identificação de seus educandos, bem como entender quais as formas discursivas que emergem do processo de ensino aprendizagem e seu significado para os educandos da EJA. O corpus foi composto de leis que se referem ao Ensino de Jovens e Adultos do país, do período imperial ao tempo presente, e de entrevistas em áudio, transcritas realizadas pela pesquisadora. A análise teve como referencial a Análise do Discurso (AD), sustentado, principalmente, nos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Puccinelli Orlandi. Refletiu-se sobre os efeitos produzidos nos discursos legislativos e nos depoimentos orais coletados, observando-se os diferentes sentidos que um mesmo enunciado, ou mesmo uma palavra pode assumir, de acordo com a formação discursiva na qual é produzida ou reproduzida e as diferentes oscilações de sentidos de educação para os sujeitos alunos da EJA
Palavras-Chave PT-BR:
Ideologia, Memória discursiva, Educação
Palavras-Chave EN:
Ideology, Memory discursive, Education