Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
"LÍNGUA, MEMÓRIA E ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" Dissertação
Autor:
MANUEL, Daniela Fiorin Falco P
Orientador:
Prof. Dr. Lauro José Siqueira Baldini
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Ciências da Linguagem
Tipo de Trabalho:
"LÍNGUA, MEMÓRIA E ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" Dissertação
Assunto:
. Linguagem . História das línguas estrangeiras no Brasil . Língua portuguesa x Língua estrangeira . Ensino do espanhol no Brasil . Aprendizado de outra língua . Pêcheux, a língua e o imaginário
Ano de Defesa:
2010
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Linguagem e Sociedade
Linha de Pesquisa:
Língua e ensino
Resumo:
O presente trabalho utiliza os conceitos da análise de discurso de linha francesa para observar a Folia de Reis como um acontecimento discursivo, em três cidades do Sul de Minas Gerais. Analisamos o discurso do sujeito, em sua posição-sujeito devoto, em relação ao discurso folclórico-religioso da Folia de Reis, por meio de entrevistas e fotos. Percebemos que a Folia de Reis, vista como folclore, não é algo imóvel no tempo, mas sim algo que se move e se modifica no tempo. Notamos também que a memória se atualiza no ritual, se diz de novo, todo o tempo, se tornando atual. Funciona como um reforço da memória do sujeito que crê nos Santos Reis. Assim, percebemos o ritual da Folia de Reis como algo que sempre se renova no discurso como um acontecimento discursivo.
Palavras-Chave PT-BR:
Língua espanhola, Língua estrangeira, Memória da língua, Memória na língua, Efeitos de sentido, Ensino de línguas.
Palavras-Chave EN:
Spanish Language, Memory of the Language, Memory in the Language, Effects, Language teaching.